segunda-feira, 16 de novembro de 2009

António Pedro










António Pedro


n. Gaia,16jul.1969

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


2009/10
Volta ao ensino e ingressa no Curso Superior de Teatro e Artes Performativas na UTAD em Vila Real.
Escreve e reúne elementos para candidatura de Adeus Charlot a estrear em Setembro de 2010
Escreve produz e estreia ‘ReBista à Moda do Porto’ no Teatro Sá da Bandeira em Dezembro na Cidade do Porto.


2008/9
Dirige, escreve, produz e interpreta a revista portuense – “Ai Povo que os pariu!!!” no Teatro Sá da Bandeira. Estreia a 19 Dezembro, no TSB, Porto. Segue digressão.

Cria Cortina de Ferro - Companhia Teatral Portuense, lda.


Trabalha na sua terceira revista com Lopes de Almeida - "É isto e pouca treta"

Continua a desenvolver trabalho nas EB 2+3 de Matosinhos e Miragaia com o P.I.E.F


2007
Desenvolve na Escola Básica 2+3 de Matosinhos em parceria com o PIEF (Plano Integrado Educação e Formação) do Ministério do Trabalho, Teatro com alunos problemático das escolas da Área Metropolitana do Porto.

“Um Combate da Morrinhanha” de Morrinhanha Theatro. Estreia em Maio no Arena de Matosinhos e em Setembro no Teatro Latino sala estúdio do Teatro Sá da Bandeira.


“Isto é que vai uma crise” Espectáculo de Revista à Portuguesa de Lopes de Almeida. 70 actuações entre o Teatro Sá da Bandeira, Porto e variados espaços e Teatros em Portugal.



2006
"UM SORRISO NA SALA BEBÉ" DE ANTÓNIO PEDRO E MIGUEL RIBEIRO - DESEMPENHA O PAPEL DE STAN E AS FUNÇÕES DE AUTOR E PRODUTOR - CO-PRODUÇÃO CINEMA BATALHA / MORRINHANHA PRODUÇÕES ARTISTICAS.

COM MIGUEL RIBEIRO CRIA A - MORRINHANHA PRODUÇÕES ARTISTICAS.

PERCORRE O INTERIOR DE PORTUGAL COM A REVISTA "TOMA ZÉ, QUE JÁ ALMOÇÁSTE".


2005
"TOMA ZÉ QUE JÁ ALMOÇÁSTE" DE LOPES DE ALMEIDA - DESEMPENHA O PAPEL DO MALUCO, ENTRE OUTROS - COMPANHIA DO TEATRO SÁ DA BANDEIRA

"PORTO ALEGRE" DE F.GOMES, B.VELUDO E NORBERTO BARROCA, ENCENAÇÃO DE FERNANDO GOMES - DESEMPENHA O PAPEL DE ZÉ NINGUÉM, ENTRE OUTROS E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"AUTO DA ÍNDIA" DE GIL VICENTE, ENCENAÇÃO DE ANTÓNIO DURÃES - DESEMPENHA O PAPEL DO MARIDO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE


2004
"VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS" DE ERIC-EMMANUEL SCHMITT, ENCENAÇÃO DE JÚLIO CARDOSO - DESEMPENHA AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECÇÃO DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"QUEM MATOU O AMBRÓSIO" DE J. TOPA E CLAIRE BINYON", - DESEMPENHA O PAPEL DO JORNALISTA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

VAI ÀS ESCOLAS COM " OS ÚLTIMOS " Cª TEATRO ITINERANTE, REPRESENTANDO PEQUENOS TRABALHOS PARA CRIANÇAS.


2003
"COPENHAGEN" DE MICHAEL FRAYN, ENCENAÇÃO DE JÚLIO CARDOSO - ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"QUARTETO, PAISAGEM COM ARGONAUTAS E MEDEIA" DE HEINNER MULLER, ENCENAÇÃO DE GABRIEL VILLELA - DESEMPENHA O PAPEL DE AMA E A ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"SEPARAÇÕES" DE DOMINGOS OLIVEIRA, ENCENAÇÃO DE FERNANDO HEITOR - DESEMPENHA O PAPEL DE DIOGO E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

COM " OS ÚLTIMOS " REPRESENTA PARA CRIANÇAS EM DIVERSOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.


2002
"LIBERDADE EM BREMEN" DE RAINER WERNER FASSBINDER, ENCENAÇÃO DE JÚLIO CARDOSO - DESEMPENHA O PAPEL DE ZIMMERMAN E A ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"O CASAMENTO" DE F.GOMES E B. VELUDO, ENCENAÇÃO DE FERNANDO GOMES - DESEMPENHA O PAPEL DE PADRE, ENTRE OUTROS - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

FUNDA COM FERNANDO ARY E MARGARIDA BARATA A COMPANHIA DE TEATRO ITINERANTE "OS ÚLTIMOS". PERCORRENDO AS ESCOLAS OU NO PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA REPRESENTA VÁRIOS ESPECTÁCULOS PARA CRIANÇAS, DESTACANDO "OS GAULESES NO TEATRO" DE F. ARY - ONDE DESEMPENHOU O PAPEL DE ASTERIX.


2001
"AMADEUS" DE PETER SHAFFER, ENCENAÇÃO DE CARLOS AVILEZ - DSEMPENHA O PAPEL DE MOZART - CO-PRODUÇÃO SEIVA TRUPE, TNSJ, COOP. ÁRVORE, COLISEU DO PORTO, SOC. PORTO 2001.

"MARLENE" DE PAM GEMS, ENCENAÇÃO DE JÚLIO CARDOSO - DESEMPENHA O PAPEL DE PAQUETE E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"PAIXÕES" DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES, ENCENAÇÃO DE ALBERTO BOKOS - DESEMPENHA O PAPEL DO ARTISTA E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

2000
"PÉRICLES, PRÍNCIPE DE TIRO" DE WILLIAM SHAKESPEARE, ENCENAÇÃO DE ULLYSSES CRUZ - DESEMPENHA O PAPEL DO ALCOVITEIRO NO BORDEL DE MITILENE, DE PESCADOR, ENTRE OUTROS - CO-PRODUÇÃO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO / SEIVA TRUPE.

"PORTO DE SÉCULO" DE F. GOMES, B. VELUDO E CESAR PRÍNCIPE, ENCENAÇÃO DE FERNANDO GOMES - DESEMPENHA O PAPEL DE CARLINHOS DA SÉ, MADAME PINK, SENHOR RÁDIO, ENTRE OUTROS E AS FUNÇOES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"OS AMANTES VOLUNTÁRIOS" DE MANUEL POPPE, ENCENAÇÃO DE ROBERTO MERINO - ASSISTE À DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO - SEIVA TRUPE.

"OS GIGANTES" A PARTIR DA OBRA DE PIRANDELLO - ORIENTA O TRABALHO - GRUPO X.

1999
"UMA VISITA INOPORTUNA" DE COPY, ENCENAÇÃO DE JORGE CASTROGUEDES - DESEMPENHA O PAPEL DE JORNALISTA E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"O ARCO DE SANT'ANA" DE ALMEIDA GARRET, ENCENAÇÃO DE JÚLIO CARDOSO - DESEMPENHA O PAPEL DE GARCIA VAZ E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"CAIS OESTE" DE BERBARD-MARIE KOLTÉS, ENCENAÇÃO DE ALBERTO BOKOS - DESEMPENHA O PAPEL DE FAKE E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"REVOLUÇÃO IXX" A PARTIR DA OBRA E VIDA DE ALMEIDA GARRET - ORIENTAÇÃO DO TRABALHO - GRUPO X.

1998
"À ESPERA DE GODOT" DE SAMUEL BECKETT, ENCENAÇÃO DE JULIO CASTRNUOVO - DESEMPENHA O PAPEL DO RAPAZ E AS FUNÇÕES DE ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DIRECTOR DE CENA - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"UM CÁLICE DE PORTO" (reposição do espectáculo e inauguração da sala do café teatro do TCA), DE N.BARROCA,B.VELUDO E MANUEL DIAS, ENCENAÇÃO DE NORBERTO BARROCA - DESEMPENHOU VÁRIOS PAPEIS E A ASSISTENCIA DE ENCENAÇÃO- PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"AY CARMELA" DE SINISTERRA, ENCENAÇÃO DE ALBERTO BOKOS - ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"SONHO, UMA NOITE E O VERÃO" A PARTIR DA OBRA HOMÓNIMA DE W. SHAKESPEARE - ORIENTAÇÃO DO TRABALHO - GRUPO X.

1997
"O ESTRANHO CASO DO TRAPEZISTA AZUL" DE MÁRIO CLÁUDIO, ENCENAÇÃO DE JÚILO CARDOSO - DESEMPENHA O PAPEL DE GASTÃO - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE. ( ESPECTÁCULO QUE INAUGUROU O GRANDE AUDITÓRIO DO TEATRO DO CAMPO ALEGRE ).

"CHÃ E SIMPETIA" , ENCENAÇÃO DE JÚLIO CARDOSO - DESEMPENHA O PAPEL DE STEVE - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

"QUEM MATOU A CONDESSA" DE RICARDO ALVES - DESEMPENHA O PAPEL DO CONDE DOS CARRAPATOS - PRODUÇÃO TEATRO ART'IMAGEM.

"BRINCADEIRAS A RETALHO" DE JOSÉ LEITÃO - VÁRIOS PAPEIS - PRODUÇÃO TEATRO ART'IMAGEM.

"AMOR" A PARTIR DE "FRAGMENTOS DE UM DISCURSO AMOROSO" DE ROLAND BARTHES - ORIENTAÇÃO - GRUPO X.

1996
"A MENOR MULHER DO MUNDO" DE CLARISSE LISPECTOR, ENCENAÇÃO DE JOSÉ CALDAS - VÁRIOS PAPEIS - PRODUÇÃO ART'IMAGEM.

"PIANO MAS NÃO TOCO" CRIAÇÃO COLECTIVA - PRODUÇÃO ART'IMAGEM.

"ESTIVE QUASE MORTO NO DESERTO" CRIAÇÃO COLECTIVA - ART'IMAGEM.

"INFERNO" DE STRINDBERG E GIL VICENTE - ORIENTAÇÃO - GRUPO X.

"DEUSES COMO NÓS" CRIAÇÃO COLECTIVA - DESEMPENHA O PAPEL DE HÉRCULES - CO-PRODUÇÃO ART'IMAGEM/FESTIVAL TEATRO CÓMICO DA MAIA.

1995
"NÃO MATEM O MANDARIM" DE EÇA DE QUEIROZ, ENCENAÇÃO DE JOSÉ LEITÃO - DESEMPENHA O PAPEL DE TEODORO - PRODUÇÃO ART'IMAGEM.

"CONTOS DE WILDE" DE OSCAR WILDE, ENCENAÇÃO DE JOSÉ GONÇALINHO - DESEMPENHA O PAPEL DE PRÍNCIPE FELIZ E DE ROUXINOL - PRODUÇÃO ART'IMAGEM.

"FOZ-CÔA-MEGA ACAMPAMENTO" CRIAÇÃO COLECTIVA - PRODUÇÃO CÔA VIVO.

"A PETA" CRIAÇÃO COLECTIVA - INSERIDO NO ESPECTÁCULO PARA A DEFESA DO COLISEU DO PORTO.

"TUDO É PRECISO PARA FAZER UM MUNDO" DE IONESCO - ORIENTAÇÃO - GRUPO X.

"CAFÉ PORTUGAL" DE OSCAR BRANCO, ENCENAÇÃO DE OSCAR BRANCO - DESEMPENHA O PAPEL DE D. SEBASTIÃO, ENTRE OUTROS - PRODUÇÃO ATITUDES.

"ANTIGUIDADE E GODOT" DE BECKETT E OUTROS - ORIENTAÇÃO - GRUPO X.

1994
FORMA COM UM NÚCLEO DE ALUNOS NOTÁVEIS O GRUPO X - NA ESCOLA SECUNDÁRIA SOARES DOS REIS, PORTO. ORIENTA E LEVA À CENA O PRIMEIRO TRABALHO DO GRUPO - "O DESPERTAR DA PRIMAVERA" DE WEDWKIND.

"A ESCOLA DE DANÇA" DE CARLO GOLDONI - DESEMPENHA O PAPEL DO EMPRESÁRIO - PRODUÇÃO DO TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

1993
"PORTOMETROPOLITANOLENTO" DE PEDRO BARBOSA, ENCENAÇÃO DE CLAUDIO LUCCHESI - DESEMPENHA O PAPEL DO PROFESSOR KOMIKAGA ENTRE OUTROS - PRODUÇÃO DO TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

"FLORES DE ESTUFA" DE NUNO JÚDICE, ENCENAÇÃO DE CANDIDO FERREIRA - DESEMPENHA O PAPEL DE CAIM - PRODUÇÃO DO TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

FORMA COM ANABELA GARCIA E TÓ MAIA O " GRUPO DE RISCO ", E PARTICIPA NA CRIAÇÃO COLECTIVA "INDO-SE E VINDO-SE", A PARTIR DA ANTOLOGIA DE POESIA SATIRICA PORTUGUESA DE NATALIA CORREIA.

1992
"OS CEGOS" DE M. GHELDERHODE, ENCENAÇÃO DE CLAUDIO LUCCHESI - DESEMPENHA O PAPEL DE CEGO - TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

"CINCO MOVIMENTOS AS DUAS VOZES" DE ALCIONE ARAÚJO, ENCENAÇÃO DE C. LUCCHESI - DESEMPENHA O PAPEL DE AMANTE - TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

"CABARET VALENTIM" DE KARL VALENTIM, ENCENAÇÃO DE C. LUCCHESI - DESEMPENHA O PAPEL DE VALENTIM - TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

1991
APRESENTA COM CLAUDIO LUCCHESI E UM CONJUNTO DE JOVENS ACTORES DA CIDADE UM PROJECTO PARA REVITALIZAR O TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO.

"MARATHONA" DE RICARDO MONTI - DESEMPENHA O PAPEL DE TOM MIX - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

1990/91
"HISTÓRIA DE UM CAVALO" DE LEON TOSTOI, ENCENAÇÃO DE NORBERT BARROCA - DESEMPENHA O PAPEL DE TEÓFANES - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

1989/90
"GOTA D'ÁGUA" DE CHICO BUARQUE / PAULO PONTES, ENCENAÇÃO DE ULLYSSES CRUZ - DESEMPENHA O PAPEL DE XULÉ - PRODUÇÃO SEIVA TRUPE.

1989
CURSO DE FORMAÇÃO DE ACTORES SEIVA TRUPE, DIRIGIDO POR CLAUDIO LUCCHESI ( PROFESSOR E DIRECTOR DA ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BRASIL ). PROFESSORES JÚLIO CARDOSO, ESTRELA NOVAIS, JOSÉ CAYOLA E GISELLA PABST.

PAÇA FINAL DE CURSO - "PROMETEU ACORRENTADO" DE ESQUILO - DESEMPENHA O PAPEL DE PROMETEU.




• INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES



TEM A HONRA DE FIGURAR NO DICCIONÁRIO DAS PERSONALIDADES PORTUENSES DO SÉCULO XX, UMA EDIÇÃO DA PORTO 2001 E DA PORTO EDITORA.

"AMADEUS" DE SIR PETER SHAFFER, ONDE DESEMPENHOU O PAPEL DE MOZART, FOI GALARDOADO COM O GLOBO DE OURO DA SIC COMO MELHOR ESPECTÁCULO DO ANO DE 2001.

FOI ELEITO EM 2001 MEMBRO DA DIRECÇÃO DO FITEI - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE EXPRESSÃO IBÉRICA.

FOI MONITOR DO PROJECTO "DESCOBRIR O TEATRO E A DANÇA" DA CAMARA MUNICIPAL DO PORTO.

FEZ PARTE DA DIRECÇAO DO FAZER A FESTA 96 E ORGANIZOU A II MOSTRA DE TEATRO NAS ESCOLAS NO MESMO FESTIVAL NESSE ANO.

FEZ PARTE DA DIRECÇÃO DA QUINTA PAREDE E FIGURA NO LIVRO "A NOSTALGIA DO INEFÁVEL" COMPILADO POR J. CALDAS E PROFESSORA NATÉRCIA .

,PARTICIPOU COMO ACTOR E EM TRABALHOS SOB SUA ORIENTAÇÃO EM DIVERSOS FESTIVAIS DE TEATRO, ENTRE OUTROS : FIT CADIZ, FITEI, FAZER A FESTA, FESTIVAL DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS EM FRANÇA, 1ª MOSTRA DO TEATRO DO PORTO EM LISBOA, FESTIVAL DE TEATRO DE PORTALEGRE, COVILHÃ, GUARDA, SEIXAL, ETC. EM ESPANHA E NA BELGICA.

PARTICIPOU EM DIVERSAS PALESTRAS, COLÓQUIOS E WORKSHOPS EM INSTITUIÇÕES COMO O TNSJ, FITEI OU INATEL COM PERSONALIDADES COMO ANTÓNIO DAMÁSIO; SHEILA MALUF, SOBRE A OBRA DE NELSON RODRIGUES, OU CLAUDIO HOFFMAN, SOBRE A OBRA DE WILLIAM SHAKESPEARE.

PARTICIPOU EM DIVERSAS CURTAS METRAGENS COM ALUNOS E REALIZADORES DO CURSO DE CINEMA DA ESCOLA SUPERIOR ARTISTICA DO PORTO.

PARA A TELEVISÃO FEZ " O PROCESSO DE CAMILO" DE H. PEYROTEU, "OS ANDRADES", "TRIANGULO JOTA" E "GARRET" DE FRANCISCO BEJA ONDE DESEMPENHOU O PAPEL DE D. MIGUEL.

FREQUENTOU O PRIMEIRO ANO DO CURSO SUPERIOR DE FILOSOFIA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Transferiu-se para o Curso superior de Teatro da UTAD

Sem comentários: