segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Paulinho Oliveira





















Paulinho Oliveira

Contacto:
blacklightmc@hotmail.com


CURRICULUM VITAE

HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS / Training

Curso Profissional de Teatro / Interpretação com a duração de 3 anos no Balletteatro Contemporâneo do Porto, terminado em 1995.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / Work Experience

ACTOR/INTERPRETE

2009
“As Dunas” Encenação de Quico Cadaval. Pelo Centro Dramático Galego.

2008
“TERRA 8” Encenação De Amandio Pinheiro. Pela Cª Causa Associação Cultural.
“O LIVRO DA SELVA” Musical da Disney com encenação de Rui Spranger. Famous producções.
“LISBOA INVISIVEL” de Natalia Luísa e Miguel Seabra, pela Cª Teatro Meridional, Lisboa.

Participação no teledisco de Gil do Carmo – “E se esta noite”.

2007
“DOUTOR FAUSTO” de Marlow, Teatro ao Largo. Itinerância nacional.

“MÃOS NO FOGO” de Steve Johnston, Teatro ao Largo. Itinerância nacional.

“RETRATOS SONOROS DO AMOR E DA FORTUNA”. Performance.
Criação própria.

2006
“ A VIÚVA ASTUTA” de Carlo Goldoni, Teatro ao Largo.

“HISTÓRIAS DO BOSQUE” de Steve Johnston, Teatro ao Largo.

“MÃOS NO FOGO” de Steve Johnston, Teatro ao Largo.

2005
“RÁDIO ZAPPING” – ALUCINAÇÕES MAGNÉTICAS”. Performance de
dança e poesia com suporte multimédia. Criação própria.

“DON QUIXOTE” de Stephen Johnston. Teatro ao Largo.

“QUEM VELA PELO VALE VERDE” de Stephen Johnston. Teatro ao Largo.

“O HOMEM QUE PLANTAVA ARVORES”. Stephen Johnston. Teatro ao Largo.

2004
“DEBAIXO DO CÉU”, de Gisela Cañamero, Arte Pública de Beja.

“TALVEZ EU” de Gisela Cañamero, Arte Pública de Beja.

“O OVO QUADRADO” de Marco Manaia e Paulo Oliveira, Arte Pública de Beja.

“PASSEM A PALVRA” de Gisela Cañamero. Arte Pública de Beja.

“ACTORES COM BICHOS NO CORPO”, projecto pontual, BeajAlternativa, Câmara Municipal de Beja.

“AS AVENTURAS DO BEBÉ FEIJÃO”, de Paulo Castro de Oliveira. encenação de Paulo Oliveira, grupo de teatro Lendias d’Encantar, Beja.

2002
“O SAPO APAIXONADO” de Max Velthuijs. Encenação de Carlos Curto, grupo de teatro Lendias d’Encantar, Beja.

“OS DESCORÇOADOS”, autoria e encenação de Carlos Curto. Grupo de teatro Lendias d’Encantar, Beja.

“A ARCA DO NÃO É” de Manuel António Pina, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

“MAGO, MORGADO E MIURA” a partir de “Os Bichos” de Miguel Torga. Dramaturgia, encenação e interpretação de Paulo Oliveira. Teatro Pé de Vento, Porto.

2001
“A NOITE” de Manuel António Pina, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

“MAGO, MORGADO E MIURA” – primeira versão – teatro Pé de Vento, Porto.

“ECOS, ELOS, E HORIZONTES DA MEMÓRIA”, poesia de Herberto Hélder e música de Clotilde Rosa, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

2000
“RIMANCE DA MAL MARIDADA” de Teresa Rita Lopes, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

“ENQUANTO A CIDADE DORME” de Álvaro Magalhães, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

“OS CONVIDADOS”, Coreografia de Andreia Gabilondo – La Marmita – Porto.

“TRÊS PEÇAS DE JEAN TARDIEU” de Jean Tardieu, dirigido por Rui Spranger. ArteNão Motivo Teatro, Teatro Rivoli, Porto.

1999
“O PAPALAGUI” de Eric Sherman, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

“COMBATE DE NEGRO E CÃES” de Bernard Marie Coltés, dirigido por Fernando Mora Ramos. Teatro Nacional S. João, Porto.

“O JULGAMENTO” de Paulo Castro de Oliveira. Encenação de Paulo Oliveira, ArteNão Motivo Teatro, Porto.

“QUAL DE MIM” a partir de Eugénio de Castro, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

1998
“O ADAMASTOR” de Manuel António Pina, dirigido por João Luiz. Teatro Pé de Vento, Porto.

“O ESPANTALHO” de Jean Tardieu, dirigido por Rui Spranger. ArteNão Motivo Teatro, Porto.

“O INQUILINO” a partir de Henry Frederic Blanc, dirigido por Manuel Gama. Teatro Pé de Vento, Porto.

“EMERGÊNCIAS” , Coreografia de Rubem Marks. Norte Dança, Porto.

1997
“ARLEQUIM”, dirigido por Stephen Johnston. Teatro ao Largo, Vila Nova Milfontes.

“SALOMÉ” de Paddy Fletcher, dirigido por Stephen Johnston. Teatro ao Largo, Vila Nova Milfontes.

1996
“D. DUARDOS” de Gil Vicente, dirigido por Ricardo Pais. Teatro Nacional S. João, Porto.

“O GRANDE TEATRO DO MUNDO” de Calderon de La Barca, dirigido por Nuno Carinhas. Teatro Nacional S. João, Porto.

“A PALHAÇADA” espectáculo infantil de Silvino Fernandes. Itinerância nacional.

1993
“D. GIOVANNI” ópera. Participação como Bailarino sob a direcção de Paolo Trevise. Convento de S. Bento da Vitória, Porto.


ENCENADOR / Director

2007
“RETRATOS SONOROS DO AMOR E DA FORTUNA”. Criação própria. Performance poética.

2005
“RÁDIO ZAPPING – ALUCINAÇÕES MAGNÉTICAS”. Criação própria.

2004
“O OVO QUADRADO” de Marco Manaia e Paulo Oliveira. Encenação de Paulo Oliveira. Arte Pública, Beja.

2003
“AS AVENTURAS DO BEBÉ FEIJÃO”, de Paulo Castro de Oliveira. Encenação de Paulo Oliveira, grupo de teatro Lendias d’Encantar, Beja.

2002
“MAGO, MORGADO E MIURA” a partir de “Os Bichos” de Miguel Torga. Dramaturgia, encenação e interpretação de Paulo Oliveira. Teatro Pé de Vento, Porto.

1999
“O JULGAMENTO” de Paulo Castro de Oliveira. Encenação de Paulo Oliveira, ArteNão Motivo Teatro, Porto.



FORMADOR / Teacher

2008
Oficina teatral “Criação de Performance”, destinado a público em geral, Viseu.

2005
Oficina Teatral “Improvisos Teatrais”, destinado a público juvenil, Escola Secundária de Vouzela.

2004
Oficina de “Expressão Dramática”, destinado a público infantil, Santa Margarida do Sado.

1994
Direcção Artística do grupo de Expressão Dramática da Escola Secundária de S. Pedro do Sul.

Oficina de “Expressão Dramática”, destinado a público juvenil, Escola Secundária de Oliveira do Bairro.

Oficina Teatral “O Movimento no Teatro”, grupo de Teatro da Faculdade de Psicologia do Porto.



OUTRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS RELEVANTES / Awards and International Festivals

2009
Ratos e Borboletas na Barriga - Autoria do texto para a companhia Pé de Vento, com encenação de Rui Spranger.

2005
“RADIO ZAPPING – Alucinações Magnéticas”. Ciclo Pulsar’s - Arte Pública, Beja

2003
Prémio Revelação de Autor para Literatura infantil/juvenil da Associação Portuguesa de Escritores/IPLB (Instituto Português do Livro e Biblioteca), com o texto, “AS AVENTURAS DE VICENTE FEIJÃO”.

2001
“PAPALAGUI” Participação nos Encontros “TE VEO”, Festival Infantil de Zamora, Espanha.

“O ESPANTALHO”. Festival de Jovens Criadores . Teatro Viriato, Viseu.

2000
1º prémio do Concurso “NovosTextos paraTeatro 2000” promovido pelo Inatel, com o texto “Blacklight MC”.

Apresentação do espectáculo “Rimance da Mal Maridada” no Theatre Poeme em Bruxelas, Bélgica.

1999
Apresentação em Paris do espectáculo “O Espantalho” no Festival Luso Francês, França.

“Salomé” digressão pelo sul de Espanha, Teatro ao Largo.

1998
Fundador do grupo ArteNão Motivo Teatro, sediado no porto.

“Odes ao Vinho” Performance. Inauguração do Bar Pinguim – Porto.

1994
“Bolero Café” Performance com Amândio Pinheiro, Rute Pimenta, Hugo Torres e Luis Amarelo. escola de Danças Latinas, Porto.




FORMAÇÃO CONTÍNUA
PARTICIPAÇÃO EM COLÓQUIOS, SEMINÁRIOS E WORKSHOPS


2006
“Atelier materiais Performaticos” com Mário Afonso.

2000
“O Circo e os seus Movimentos” por André Braga e Joana Providência.

1995
“A Energia do Actor” orientado pelo director artístico do Abraxa Teatro de Roma.
“Elegia” a partir de Rainer Maria Rilke – dirigido por Franco Brambilla.

“Candando” dirigido por Nuno Carinhas.

“O Despertar da Primavera” de Frank Wedkind – dirigido por Ricardo Pais.

“As Bodas de Sangue” de Federico Garcia Lorca – dirigido por Roberto Merino.

“Les Jeunes raconte les Jeunes”, em Bussang-Vosges, integrado num projecto de encontros teatrais patrocinado pelo Conselho da Europa e organizado pela Association Culturelle de Valles, pela v.f.r d’Études Thêatrales Sorbonne nouvelle e pelo Conceil des Vosgues, supervisionado por Pierre Volts – 2ª edição.

“Vita a Scadenza” de Elias Cannet – dirigido por Franco Brambilla – Reggio Emilia, Itália.

“Instantâneos” (A casa de Bernarda Alba) de Federico Garcia Lorca – dirigido por Cucha Carvalheiro.

1994
“O Exercício” com textos de William Shakespeare, Peter Handke, Sofócles e Calderon de La Barca. - dirigido por João Mota.

“Exercícios sobre Gil Vicente” com João Paulo Seara Cardoso – Balletteatro – Porto.

“O Elevador” performance de Isabel Barros - Bar Labirinto – Porto.

1993
“A Interpretação” dirigido por Bibi Perestrelo.participação como observador no Projecto Foco em Aveiro, para formação de professores em expressão dramática, sob orientação de Carlos Fragateiro.

“Grotowski”, seminário no grupo “Acto”, Aveiro, dirigido por Filipe Pereira e Cristinne de Villepoix.

“Les Jeunes raconte les Jeunes”, em Bussang-Vosges, integrado num projecto de encontros teatrais patrocinado pelo Conselho da Europa e organizado pela Association Culturelle de Valles, pela v.f.r d’Études Thêatrales Sorbonne nouvelle e pelo Conceil des Vosgues, supervisionado por Pierre Volts – 1ª edição.

“Feira Medieval” inserida nas comemorações do Centenário do nascimento do Infante D. Henrique, Porto.

“O Despertar da Primavera” de Frank Wedkind – dirigido por Júlia Correia.
.
1989
“Encontros de Teatro na Escola” – Workshops de dança e teatro com Victor Valente, Roberto Merino, Isabel Barros, Mário Calixto, Mário da Costa, entre outros.

“O Génio da Lâmpada” Performance de Tito Agra Amorim.

“Há mar e mar...” Performance de Tito Agra Amorim:

Sem comentários: