FORMAÇÃO ACADÉMICA
-ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULO – Curso de Interpretação
-ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO – Curso de Interpretação
Durante a sua formação na ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULO participou nos seguintes projectos:
FARSA DE INÊS PEREIRA, de Gil Vicente (1992)
Direcção: João Paulo Costa
UNIVERSO INFANTIL (1992)
Direcção: João Paulo Costa
TEATRO ISABELINO (1992)
Direcção: João Paulo Costa
O AFOGADO, de Gabriel Garcia Márquez (1993)
Direcção: José Caldas
SÉCULO DE OURO ESPANHOL (Abril de 1993)
Direcção: Júlio Cardoso
OPERA DOS TRÊS VINTÉNS, de Brecht (1993)
Direcção: Francisco Moura
PROJECTO LÍNGUA «PARA O SUL» (Novembro de 1993)
Direcção: João Paulo Costa
PROJECTO CINEMA E TELEVISÃO (Março de 1994)
Direcção: Teresa Garcia, Pierre Marie Goulet
PROJECTO CLOWNS (Abril de 1994)
Direcção: Sandra Mladenovitch
MOBY DICK IN PORTO (Maio de 1994)
Direcção: Roman Pasca
(Espectáculo apresentado no festival VERT DE MEAUX e no FIMP)
Durante a sua formação na ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO trabalhou com alguns professores como: João Lóio, Denny Bernard, Joseph Danan, Rogério de Carvalho, Regina Guimarães, Joana Providência, José Carretas, Pedro Barbosa, Luís Madureira, Polina Klimovitskaya, Claire Binyon, José Topa, Maria Luís França, Emília Silvestre e Mário Barradas.
Participou também nos seguintes projectos:
ILUSÃO CÓMICA, de Corneille (1995)
Encenação: José Carretas
EFEITOS ESPECIAIS (Maio de 1996)
Encenação: Claudio Cinelli
TRÍPTICO E O QUE ACONTECE (Julho de 1996)
Encenação: Conceição Nunes
PINÓQUIO(1997)
Encenação: Pedro Wilson
AS ESTRELAS (Dezembro de 1997)
Encenação: Claire Binyon
PROJECTO INDEPENDENTE (Abril de 1998)
Criação colectiva a partir de textos de tragédia grega
NEWTON, O HOMEM QUE VIA PASSAR AS ESTRELAS (Dez. 1998/Jan. 1999)
Texto e Encenação: Luís Mourão
Projecto Independente VOCÊS, HOJE, AQUI, COMIGO (Maio de 1999)
Texto e Encenação: Carolina Losa
A COLÓNIA, de Marivaux (Junho de 1999)
Encenação: Mário Barradas
PARALELAMENTE À SUA FORMAÇÃO E COMO ACTOR PROFISSIONAL PARTICIPOU NOS SEGUINTES ESPECTÁCULOS:
Performance – CARTOON – Teatro Submundo (Julho de 1992)
AS SETE PORTAS, de Botho Strauss – Teatro Universitário do Porto (1993)
Encenação: António Capelo
MACBETH, de William Shakespeare – Seiva Trupe (1993)
Encenação: Ulisses Cruz
TEATR, de Mikail Boulgakov, Teatro Universitário do Porto (Abril de 1994)
Encenação: António Capelo
O MONTA CARGAS, de Harold Pinter ( 1994)
Encenação: Filipe Crawford
A TEMPESTADE, DE William Shakespeare, Teatro Nacional de São João (1995)
Encenação: Silvio Purcarete
O PARAÍSO, de Alberto Morávia, As Boas Raparigas vão para o céu e as más para todo o lado(1995)
Encenação: Rogério de Carvalho
CHÁ E SIMPATIA, de Robert Anderson, Seiva Trupe (1997)
Encenação: Júlio Cardoso
CRIMES EXEMPLARES (PARTE I), de Max Aub, Teatro Plástico (1998)
Encenação João Paulo Costa
SHOPPING ANS FUCKING, Teatro Plástico (1999)
Encenação: António Pires
(Assistência de Encenação)
ABECEDÁRIO, de Heiner Müller, As Boas Raparigas vão para o céu e as más para todo o lado (1999)
Encenação: Rogério de Carvalho
É UMA SÓ LIBERDADE, de Norberto Barroca, Teatro Experimental do Porto (1999)
Personagem Garrett
Encenação: Norberto Barroca
TEMPO DE FESTA, de Harold Pinter, Teatro Experimental do Porto (2000)
Encenação: Júlia Correia
FELIZMENTE HÁ LUAR, Stau Monteiro, Teatro Experimental do Porto (2000/01)
Encenação: Norberto Barroca
A TITURIA, José Carretas, Associação dos Moradores da Bouça (2001)
Encenação : José Carretas
CELIMARE, O BEM-AMADO, Labiche, Teatro Experimental do Porto (2001)
Personagem Celimare
Encenação: Norberto Barroca
O AMOR DE SOLDADO, Jorge Amado, Teatro Experimental do Porto (2001)
Personagem Castro Alves
Encenação: Norberto Barroca
LAVRAR, AMAR E FOLGAR, colagem de textos de Gil Vicente, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
FELZMENTE HÁ LUAR ( 2º versão), Stau Monteiro, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
TERESA RAQUIN, Émile Zola, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
TITUS ANDRÓNICUS, William Shakespeare, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL, Robert David MacDonald, Teatro Experimental do Porto (2003)
Encenação: Norberto Barroca
ANTÍGONA, António Pedro, Teatro Experimental do Porto ( 2003 )
Encenação: Norberto Barroca
OPERA DO FALHADO , J.P. SIMOES,Teatro do BOLHAO
Encenação: Joao Paulo Costa
DON JUAN, Molière, Teatro do Bolhão
Encenação: Kuniaki Ida
PIOLHOS E ACTORES, Ensemble Sociedade de Actores
Encenação: Jorge Pinto
AS AVENTURAS DE ULLISSES, António Feio, Cultural Kids
Encenação: António Feio
ZOO STORY, Albee, teatro Noroeste
Encenação: João Paulo Costa
Espectáculo apresentado no FITEI
IR , VIR E IR – Centro de criatividade Povoa de Lanhoso
Encenação : Moncho Rodrigues
D. QUIXOTE - Centro de Criatividade – teatro Invisivel
Encenação : Moncho Rodrigues
NA ENCENAÇÃO E DIRECÇÃO DE ESPECTÀCULOS:
VIAGEM MEDIEVAL,(Chegada das Tropas; Assalto ao Castelo; Recrutamento; Tomada do Castelo; Ceia; Capturas; Julgamento; Cortejo) Santa Maria da Feira.
Assistente de Encenação
O CAFÉ, de Rainer Werner Fassbinder segundo a comédia LA BOTEJA DEL CAFÉ de Carlo Goldoni, Teatro Experimental do Porto (2002) Prémio jovem revelação na área da encenação, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores
FELIZMENTE HÁ LUAR (3ª versão), Stau Monteiro, Teatro Experimental do Porto (2003)
Direcção de Actores e Assistência de Encenação
CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL, Robert David MacDonald, Teatro Experimental do Porto (2003)
Assistência de Encenação
SEMANA DA MODA – Santa Maria da feira
Espectáculo, performance….A moda em tons de Outono
Câmara Municipal Santa Maria da feira Setembro (2003)
ANTÍGONA, António Pedro, Teatro Experimental do Porto (2003)
Direcção de Actores e Assistência de Encenação
Percurso sentimental do vestuário – PORTO MODA(2004)
Associação comercial do Porto, Espectáculo apresentado no salão Árabe do palácio da bolsa
A CIDADE DOS SONHOS Trabalho final de ano Estúdio Margarida Vale
Rivoli Junho de 06
JOSE E O DESLUMBRANTE MANTO DE MIL CORES –Beat Genesis- Musical de Lloyd Weber e Tim Rice Encenação e direcção artistica
FOOTLOOSE – Beat Genesis- Dean Pitchford e Walter Bobbie – Encenação e direcção de Actores. Concepção Cenográfica
TRINDADE A SETE – espectáculo comemorativo do centenário da morte do escritor Trindade coelho . Texto , encenação e concepção do espectáculo. Espectáculo apresentado nos paços do concelho – Mogadouro . Agosto 2008
NA TELEVISÃO:
MAJOR ALVEGA (1993)
Miragem Audiovisual
ORA VIVA, (2000/01) Seriado da RTP Porto
Realização: Eduardo Gradim
Participação como guionista na CURTA - METRAGEM ” ONTEM; HOJE; ERA; AMANHA”
Realização: Paulo Pinto E. S. E (2003)
“No tempo dos Animais” Seriado infantil RTP 2
PERSONAGEM- Sr Lobo(2005)
O SENHOR DE FERRO Curta metragem Universidade Católica do Porto
Realização - João Guerra trabalho final de curso
Vencedor de um prémio no festival de curtas de vila do conde
COMO FORMADOR:
Curso de Iniciação ao Teatro (Dezembro de 1998)
Associação Mogadouro Vivo
Formador de Expressão Dramática (1999)
Câmara Municipal do Porto
Curso de Interpretação para Actores (2000)
Grupo de Teatro Plebeus Avintenses
Curso de Iniciação ao Teatro, Teatro Experimental do Porto (2001)
Trabalho final: Rapsódia Vicentina
Formador de Expressão Dramática e Formação de Animadores (em 1999)
Associação para a Promoção Cultural da Criança
Curso de Expressão Dramática, Academia de Música de Vilar do Paraíso (2002)
Trabalho final: Rei Leão
Workshop Expressão Dramática, Escola Secundária de Mogadouro (Junho de 2004)
Duração: 3 meses
Trabalho final a partir de textos de Gil Vicente
Curso de teatro , CIRAC Paços de Brandão (Março-Julho de 2005)
Trabalho final Rapsódia Vicentina
Workshop Movimento Expressão Dramática, Estúdio de Dança Margarida Vale (Outubro 2005)
Professor de movimento e expressão, Estúdio de Dança Margarida Vale
Formador no Espaço de criatividade da Povoa de Lanhoso
CURIOSIDADES
Praticante de Equitação, Yoga, Tai Chi Chuan e Parapente
-ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULO – Curso de Interpretação
-ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO – Curso de Interpretação
Durante a sua formação na ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPECTÁCULO participou nos seguintes projectos:
FARSA DE INÊS PEREIRA, de Gil Vicente (1992)
Direcção: João Paulo Costa
UNIVERSO INFANTIL (1992)
Direcção: João Paulo Costa
TEATRO ISABELINO (1992)
Direcção: João Paulo Costa
O AFOGADO, de Gabriel Garcia Márquez (1993)
Direcção: José Caldas
SÉCULO DE OURO ESPANHOL (Abril de 1993)
Direcção: Júlio Cardoso
OPERA DOS TRÊS VINTÉNS, de Brecht (1993)
Direcção: Francisco Moura
PROJECTO LÍNGUA «PARA O SUL» (Novembro de 1993)
Direcção: João Paulo Costa
PROJECTO CINEMA E TELEVISÃO (Março de 1994)
Direcção: Teresa Garcia, Pierre Marie Goulet
PROJECTO CLOWNS (Abril de 1994)
Direcção: Sandra Mladenovitch
MOBY DICK IN PORTO (Maio de 1994)
Direcção: Roman Pasca
(Espectáculo apresentado no festival VERT DE MEAUX e no FIMP)
Durante a sua formação na ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO trabalhou com alguns professores como: João Lóio, Denny Bernard, Joseph Danan, Rogério de Carvalho, Regina Guimarães, Joana Providência, José Carretas, Pedro Barbosa, Luís Madureira, Polina Klimovitskaya, Claire Binyon, José Topa, Maria Luís França, Emília Silvestre e Mário Barradas.
Participou também nos seguintes projectos:
ILUSÃO CÓMICA, de Corneille (1995)
Encenação: José Carretas
EFEITOS ESPECIAIS (Maio de 1996)
Encenação: Claudio Cinelli
TRÍPTICO E O QUE ACONTECE (Julho de 1996)
Encenação: Conceição Nunes
PINÓQUIO(1997)
Encenação: Pedro Wilson
AS ESTRELAS (Dezembro de 1997)
Encenação: Claire Binyon
PROJECTO INDEPENDENTE (Abril de 1998)
Criação colectiva a partir de textos de tragédia grega
NEWTON, O HOMEM QUE VIA PASSAR AS ESTRELAS (Dez. 1998/Jan. 1999)
Texto e Encenação: Luís Mourão
Projecto Independente VOCÊS, HOJE, AQUI, COMIGO (Maio de 1999)
Texto e Encenação: Carolina Losa
A COLÓNIA, de Marivaux (Junho de 1999)
Encenação: Mário Barradas
PARALELAMENTE À SUA FORMAÇÃO E COMO ACTOR PROFISSIONAL PARTICIPOU NOS SEGUINTES ESPECTÁCULOS:
Performance – CARTOON – Teatro Submundo (Julho de 1992)
AS SETE PORTAS, de Botho Strauss – Teatro Universitário do Porto (1993)
Encenação: António Capelo
MACBETH, de William Shakespeare – Seiva Trupe (1993)
Encenação: Ulisses Cruz
TEATR, de Mikail Boulgakov, Teatro Universitário do Porto (Abril de 1994)
Encenação: António Capelo
O MONTA CARGAS, de Harold Pinter ( 1994)
Encenação: Filipe Crawford
A TEMPESTADE, DE William Shakespeare, Teatro Nacional de São João (1995)
Encenação: Silvio Purcarete
O PARAÍSO, de Alberto Morávia, As Boas Raparigas vão para o céu e as más para todo o lado(1995)
Encenação: Rogério de Carvalho
CHÁ E SIMPATIA, de Robert Anderson, Seiva Trupe (1997)
Encenação: Júlio Cardoso
CRIMES EXEMPLARES (PARTE I), de Max Aub, Teatro Plástico (1998)
Encenação João Paulo Costa
SHOPPING ANS FUCKING, Teatro Plástico (1999)
Encenação: António Pires
(Assistência de Encenação)
ABECEDÁRIO, de Heiner Müller, As Boas Raparigas vão para o céu e as más para todo o lado (1999)
Encenação: Rogério de Carvalho
É UMA SÓ LIBERDADE, de Norberto Barroca, Teatro Experimental do Porto (1999)
Personagem Garrett
Encenação: Norberto Barroca
TEMPO DE FESTA, de Harold Pinter, Teatro Experimental do Porto (2000)
Encenação: Júlia Correia
FELIZMENTE HÁ LUAR, Stau Monteiro, Teatro Experimental do Porto (2000/01)
Encenação: Norberto Barroca
A TITURIA, José Carretas, Associação dos Moradores da Bouça (2001)
Encenação : José Carretas
CELIMARE, O BEM-AMADO, Labiche, Teatro Experimental do Porto (2001)
Personagem Celimare
Encenação: Norberto Barroca
O AMOR DE SOLDADO, Jorge Amado, Teatro Experimental do Porto (2001)
Personagem Castro Alves
Encenação: Norberto Barroca
LAVRAR, AMAR E FOLGAR, colagem de textos de Gil Vicente, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
FELZMENTE HÁ LUAR ( 2º versão), Stau Monteiro, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
TERESA RAQUIN, Émile Zola, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
TITUS ANDRÓNICUS, William Shakespeare, Teatro Experimental do Porto (2002)
Encenação: Norberto Barroca
CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL, Robert David MacDonald, Teatro Experimental do Porto (2003)
Encenação: Norberto Barroca
ANTÍGONA, António Pedro, Teatro Experimental do Porto ( 2003 )
Encenação: Norberto Barroca
OPERA DO FALHADO , J.P. SIMOES,Teatro do BOLHAO
Encenação: Joao Paulo Costa
DON JUAN, Molière, Teatro do Bolhão
Encenação: Kuniaki Ida
PIOLHOS E ACTORES, Ensemble Sociedade de Actores
Encenação: Jorge Pinto
AS AVENTURAS DE ULLISSES, António Feio, Cultural Kids
Encenação: António Feio
ZOO STORY, Albee, teatro Noroeste
Encenação: João Paulo Costa
Espectáculo apresentado no FITEI
IR , VIR E IR – Centro de criatividade Povoa de Lanhoso
Encenação : Moncho Rodrigues
D. QUIXOTE - Centro de Criatividade – teatro Invisivel
Encenação : Moncho Rodrigues
NA ENCENAÇÃO E DIRECÇÃO DE ESPECTÀCULOS:
VIAGEM MEDIEVAL,(Chegada das Tropas; Assalto ao Castelo; Recrutamento; Tomada do Castelo; Ceia; Capturas; Julgamento; Cortejo) Santa Maria da Feira.
Assistente de Encenação
O CAFÉ, de Rainer Werner Fassbinder segundo a comédia LA BOTEJA DEL CAFÉ de Carlo Goldoni, Teatro Experimental do Porto (2002) Prémio jovem revelação na área da encenação, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores
FELIZMENTE HÁ LUAR (3ª versão), Stau Monteiro, Teatro Experimental do Porto (2003)
Direcção de Actores e Assistência de Encenação
CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL, Robert David MacDonald, Teatro Experimental do Porto (2003)
Assistência de Encenação
SEMANA DA MODA – Santa Maria da feira
Espectáculo, performance….A moda em tons de Outono
Câmara Municipal Santa Maria da feira Setembro (2003)
ANTÍGONA, António Pedro, Teatro Experimental do Porto (2003)
Direcção de Actores e Assistência de Encenação
Percurso sentimental do vestuário – PORTO MODA(2004)
Associação comercial do Porto, Espectáculo apresentado no salão Árabe do palácio da bolsa
A CIDADE DOS SONHOS Trabalho final de ano Estúdio Margarida Vale
Rivoli Junho de 06
JOSE E O DESLUMBRANTE MANTO DE MIL CORES –Beat Genesis- Musical de Lloyd Weber e Tim Rice Encenação e direcção artistica
FOOTLOOSE – Beat Genesis- Dean Pitchford e Walter Bobbie – Encenação e direcção de Actores. Concepção Cenográfica
TRINDADE A SETE – espectáculo comemorativo do centenário da morte do escritor Trindade coelho . Texto , encenação e concepção do espectáculo. Espectáculo apresentado nos paços do concelho – Mogadouro . Agosto 2008
NA TELEVISÃO:
MAJOR ALVEGA (1993)
Miragem Audiovisual
ORA VIVA, (2000/01) Seriado da RTP Porto
Realização: Eduardo Gradim
Participação como guionista na CURTA - METRAGEM ” ONTEM; HOJE; ERA; AMANHA”
Realização: Paulo Pinto E. S. E (2003)
“No tempo dos Animais” Seriado infantil RTP 2
PERSONAGEM- Sr Lobo(2005)
O SENHOR DE FERRO Curta metragem Universidade Católica do Porto
Realização - João Guerra trabalho final de curso
Vencedor de um prémio no festival de curtas de vila do conde
COMO FORMADOR:
Curso de Iniciação ao Teatro (Dezembro de 1998)
Associação Mogadouro Vivo
Formador de Expressão Dramática (1999)
Câmara Municipal do Porto
Curso de Interpretação para Actores (2000)
Grupo de Teatro Plebeus Avintenses
Curso de Iniciação ao Teatro, Teatro Experimental do Porto (2001)
Trabalho final: Rapsódia Vicentina
Formador de Expressão Dramática e Formação de Animadores (em 1999)
Associação para a Promoção Cultural da Criança
Curso de Expressão Dramática, Academia de Música de Vilar do Paraíso (2002)
Trabalho final: Rei Leão
Workshop Expressão Dramática, Escola Secundária de Mogadouro (Junho de 2004)
Duração: 3 meses
Trabalho final a partir de textos de Gil Vicente
Curso de teatro , CIRAC Paços de Brandão (Março-Julho de 2005)
Trabalho final Rapsódia Vicentina
Workshop Movimento Expressão Dramática, Estúdio de Dança Margarida Vale (Outubro 2005)
Professor de movimento e expressão, Estúdio de Dança Margarida Vale
Formador no Espaço de criatividade da Povoa de Lanhoso
CURIOSIDADES
Praticante de Equitação, Yoga, Tai Chi Chuan e Parapente
Sem comentários:
Enviar um comentário