José Topa
1955
1955
Contacto:
jose-topa@clix.pt
jose-topa@clix.pt
Cor dos olhos - castanho
Cor dos cabelos - castanho
Altura - 1,72m
Peso - 66kg
I. FORMAÇÃO TEATRAL
- Mestrado em «Estudos Teatrais» pela Universidade de Leeds, 1990;
- Curso de Formação de Actores do Teatro Universitário do Porto, dirigido por Victor Valente, TUP, Porto, 1975 a 1977;
- Curso de Formação de Actores do Grupo de Teatro RODAVIVA, dirigido por JoãoMota, professor do Conservatório Nacional, Porto, 1977 a 1980;
- Curso de Formação de Actores, dirigido por Rudy Shelly do Bristol Old Vic, TEP, Porto, 1980;
- Curso de Formação de Actores do Grupo JOHANNES VARDAR, dirigido por Pino Capitani, a convite da Escola Dramática Galega, Vigo, 1986;
- Oficina de Cinema para Actores, dirigida por Raquel Freire, promovida pela SUBPALCO, Porto, 2003.
II. ACTIVIDADE ARTÍSTICA
1. Interpretação
1.1 - Teatro
- Actor em "EU, BERTOLT BRECHT, VENHO LÁ DAS NEGRAS FLORESTAS", dirigido por Victor Valente, TUP, Porto, 1976;
- Actor em "HOJE COMEÇA O CIRCO!", dirigido por João Mota, Grupo de Teatro RODAVIVA, Porto, 1978;
- Actor em "OS ÚLTIMOS DIAS DA SOLIDÃO DE ROBINSON CRUSOÉ", dirigido por Moncho Rodriguez, TUP, Porto, 1979;
- Actor em "TRÊS CONTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES", dirigido por João Mota, Grupo de Teatro RODAVIVA, Porto, 1980;
- Actor em "NÓ CEGO", dirigido por Victor Valente, REALEJO, Porto, 1982;
- Actor em "ABELIOMONSTRO", dirigido por Victor Valente, REALEJO, Porto, 1983;
- Actor em "O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ", dirigido por José Caldas, TAI, Porto, 1983 a 1986;
- Actor em "D. JUAN", encenado por Moncho Rodriguez, Grupo de Teatro OS COMEDIANTES, Porto, 1986;
- Actor em "THE TRIAL", adaptação do Workshop Theatre da versão teatral de Steven Berkhoff, do original de Franz Kafka, encenado por Richard Boone, Workshop Theatre, Leeds, 1989;
- Actor em "THE CRIMSON ISLAND" de Mikhail Bulgakov, encenado por Steve Nicholson, Workshop Theatre, Leeds, 1989;
- Actor em "THE BLACK HOLE", de Goran Stefanovski, encenado por Paul Atkins, Workshop Theatre, Leeds, 1990;
- Actor em "THE FATHER", de August Strindberg, encenado por Claire Binyon, Workshop Theatre, Leeds, Leeds, 1990;
- Actor em "THE PELICAN", de August Strindberg, encenado colectivamente por Claire Binyon e José Topa, Workshop Theatre, Leeds, 1990;
- Actor em "THE IRON MAN", de Ted Hughes, encenado por Claire Binyon, Workshop Theatre, Leeds, Leeds, 1990;
- Actor em "THE MAGIC TOY SHOP", de Frances Babbage, baseada na novela de Angela Carter, encenada por Amanda Price, Workshop Theatre, Leeds, 1990;
- Actor em "Ernesto", de Carlos Jorge Pessoa, encenado pelo próprio no Teatro da Garagem, Citemor - 2000, Montemor-o-Velho, 2000;
- Colaboração como actor em "Esta noite improvisa-se", de Luigi Pirandello, encenado por António Durães, com o 3º ano do Curso de Interpretação da ESMAE (2000/2001), no Teatro Helena Sá e Costa, Porto, 2001;
- Colaboração - «voz off», em «O Rio», de José Carretas, produzido por PANMIXIA, com direcção de José Carretas, edifício da Alfândega do Porto, Porto, 2005.
- Actor em «VALE O QUE VALE», produzido por PRODUÇÕES SUPLEMENTARES, com encenação de Lee Beagley, antigo edifício do ISCA-IPP, Porto, 2007;
- Actor no monólogo de Pedro Estorninho, «Chaos II», com vídeo de Eduardo Morais de Sousa, encenado pelo autor, Teatro Ensaio, CACE Cultural, Porto, 2009;
- Actor em «B», a partir de textos de Samuel Beckett, encenado por Pedro Estorninho, no Teatro Ensaio, CACE Cultural, Porto, 2009;
- Actor em «Apalavrado 1» - monólogo de Carlos J. Pessoa «Balada para carrinho de bebé, encenado por Renato Portas, co-produção de Tenda de Saias / Renata Portas, Maia e Porto, 2009.
1.2 – Televisão e Cinema
- Participação no filme "AO LONGO DA ESTRADA", realizado por Rui Ramos para a RTP, V.N. Gaia, 1979;
- Actor no programa "FITEI 80", realizado por Rui Ramos para a RTP, V.N.Gaia, 1980;
- Actor na série "QUE VIVA O CINEMA", produzida por Jorge Vieira para a RTP, V.N. Gaia, 1981;
- Actor na série "NOCTURNO", realizada por Rui Ramos para a RTP, V.N. Gaia, 1982;
- Actor na séria "TALK SHOW", produzida por Isolino de Sousa para a RTP, V.N. Gaia, 1983;
- Sketch sobre o Porto no programa "A, B, Z", RTP, V.N. Gaia, 1987;
- Actor na série "A ESCRITA DA CASA", episódio realizado por Rui Ramos para a RTP, S. Miguel de Ceide, Vila Nova de Famalicão, 1987;
- Dobragem da série de desenhos animados "JIMBO" para a RTP, Paços de Brandão, 1987;
- Dobragem da série de desenhos animados "DAVID, O GNOMO" para a RTP, Paços de Brandão, 1987;
- Actor na série "HISTÓRIAS QUASE CLÍNICAS", realizada por Álvaro Nazareth Jr. para a RTP, V.N. Gaia, 1987;
- Actor na peça de teatro "A MENINA FEIA" de Manuel Frederico Pressler, realizada por Rui Ramos para a RTP, V.N. Gaia, 1988;
- Actor na série "Club Paraíso", de Carlos Tê, José Soares Martins e Álvaro Magalhães, realizada por Branco da Cunha para a RTP, com supervisão de Paulo Grisolli, V.N. Gaia, 1992;
- Dobragem da série "Batman", produzida na Somnorte para a RTP, V.N. de Gaia, 1998;
- Participação na dobragem da série "Bogey" produzida na Somnorte para a RTP, V.N. de Gaia, 1998;
- Actor em "Major Alvega", produzido pela Miragem e realizada por Henrique Oliveira, Porto, 1999.
- Actor em "Espírito da Lei - Lar doce lar", de Sofia Pinto Coelho, realizado por Fernando Ávila, para a COSTA DO CASTELO FILMES / SIC, Lisboa, 2001;
- Actor no filme "La mort est rousse", de Philippe Murgier, realizado por Christian Faure, para os FILMES DO TEJO, Lisboa, 2001;
- Actor na telenovela «O olhar da serpente», realizada por Nuno Vieira, para a NBP / SIC, Porto, 2002;
- Actor na telenovela «Amanhecer», realizada por Hugo de Sousa, para a Fealmar/NBP – TVI, Poiares, 2002;
- Actor na telenovela «Lusitana Paixão», de António Moita Flores, produzido pela EDIPIM para a RTP, Lisboa, 2002;
- Actor no filme «Os Imortais», realizado por António Pedro Vasconcelos, produzido por ANIMATóGRAFO II e outros, Lisboa, 2003;
- Actor na série «Até amanhã, camaradas», adaptação de Luís Filipe Rocha do original de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), produzida pela MGN – Filmes e realizada por Joaquim Leitão, Terrim, Pinhal Novo, 2004;
- Actor na série «João Semana», adaptação ao romance de Júlio Diniz «As pupilas do Senhor Reitor», realizada por João Cayatte para a ANTINOMIA / RTP, Douro, 2004;
- Actor na série «Triângulo Jota» / História de uma alma, adaptada por Mariana Esteves e Henrique Oliveira a partir do original de Álvaro Magalhães, com realização de Artur Ribeiro e produção da HOP!, para a RTP, Avintes, 2005;
- Actor no filme «Veneno Cura», realizado por Raquel Freire, produzido por Paulo Branco, V.N. Gaia, 2006;
- Actor na curta-metragem «Percepção Líquida», de Ana Vieira de Campos, Diana Mota e Tiago Veloso Dias, realizada por Tiago Veloso Dias, alunos finalistas da ESAP, Matosinhos e Porto, 2006;
- Actor na curta-metragem «Por um Fio», realizado por Miguel Alves, com produção de Pedro Alves, alunos finalistas da Universidade Católica Portuguesa / Som e Imagem, Porto, 2007;
- Actor na série «Conta-me», realizado por Fernando Ávila, para a RTP, Lisboa, 2007.
- Actor na curta-metragem «Draft», realizado por José Freitas, com produção de Luís Moura, alunos finalistas da Universidade Católica Portuguesa / Som e Imagem, V. P. Âncora, 2008.
1.3 – Outros
- Participação na organização da performance/manifestação «Humor de Manifestação», realizada na Av. dos Aliados, a propósito da suspensão, pela direcção da RTP, da série «Humor de Perdição» Porto, 1988;
- Actor na "Proclamação de Carnaval à cidade do Porto do Dr. Morcela e seus Conselheiros", integrada nas festividades carnavalescas da cidade organizadas pela Associação de Ludotecas do Porto com o apoio dos pelouros da Cultura e da Animação da Cidade da Câmara Municipal do Porto, Porto, 1992;
- Locução da exposição de «Pinturas do Outro Lado, de Manuel Manchinha, realizada por Renato Roque e Carlos Reis na A.C.E.R.T., Tondela, 1998;
- Performance "Alka Seltzer, o Grande Crítico de Arte", na instalação de Renato Roque na Galeria «Zé dos Bois», Lisboa, 1998;
- Performance "Abertura com pompa e circunstância - com visita guiada", na instalação de Renato Roque e Carlos Reis, no lançamento do livro «A Terra dos Quadrados», de Manuel Manchinha, com tradução de Renato Roque, na Galeria Nave da Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos, 1998;
- Performance "A vingança de Joseph Beuys", na instalação de Renato Roque «Cada pessoa é um artista - o que resta da arte», no Forum da Maia, Maia, 1999;
- Performance "O Professor Alka Seltzer encontra o Prof. Albert Eintraum", confronto da «Teoria Geral dos Sonhos» e «as Pinturas do Outro Lado», de Manuel Manchinhas, de Renato Roque e Carlos Reis, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Vila Real, Vila Real, 2000;
- Visita guida do Professor Alka Seltzer à exposição de Manuel Manchinha / Renato Roque «Pinturas do Outro Lado», na Galeria Sentidos Grátis, Porto, 2000;
- Participação na performance "A Teoria da Relatividade dos Sonhos e o 25 de Abril", pelo Prof. Albert Eintraum (Renato Roque), na Livraria «100ª Página» - Braga e na Escola Secundária, Figueira de Castelo Rodrigo, 2001;
- Participação na leitura de textos (prosa, poesia e teatro), no âmbito da iniciativa «Contextos I», ESMAE - Café/Concerto, Porto, 2001;
- Performance, tradução virtual da conferência do Professor Albert Eintraum (Renato Roque) «A teoria da relatividade restrita dos sonhos, as arcas e o 25 de Abril em Portugal, no XI Encontro Nacional de Educação e Ciências – 1º Encontro de Educação para uma Nova Cultura da Água, que teve lugar na E.S.E. do IPP, Porto, 2005;
- Actor no lançamento do livro «Porto, cultura em movimento», de Hélder Pacheco, produzido pelos STCP, no Auditório do Museu de Serralves, sob direcção de José Carretas, Porto, 2008.
2. Encenação
- "FOOL FOR LOVE", de Sam Shepard, Workshop Theatre, Universidade de Leeds, Leeds, 1990;
- "THE PELICAN", de August Strindberg, conjuntamente com Claire Binyon, Workshop Theatre, Norwych Puppet Theatre, Norwych, 1990;
- Supervisão de um trabalho apresentado por um grupo de alunos do 11º ano da Escola Profissional de Teatro, do Ballet Teatro do Porto, no âmbito da mostra de teatro levada a cabo por aquela escola no Rivoli, 1992;
- "ENFERMARIA 4", de vários autores, apresentado pelos alunos do 1º ano do Curso Superior de Teatro da Escola Superior de Música do Porto, Porto, 1994;
- "QUEM MATOU AMBRÓSIO?", de Claire Binyon e José Topa, apresentado pelos alunos do 1º ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto, 1994;
- Direcção dramática, conjuntamente com Claire Cinyon, de "PAS DE CINQ", de Mauricio Kagel, peça apresentada por um grupo de alunos do Curso de Percussão da E.S.M.A.E. na XXI edição do Festival de Música de Espinho, dirigida por Miguel Bernat, Espinho, 1995;
- Direcção de "HOMEM AO MAR!", criação colectiva apresentada pelo 1º ano do Curso de Teatro da E.S.M.A.E., Porto, 1997;
- Direcção de "A PORTA" (de «PERVERTIMENTO Y OTROS GESTOS PARA NADA), de José Sanchis Sinisterra, com interpretação de Patrícia Franco, na Gala do 3º Congresso do Ensino Superior Politécnico, realizada no Auditório Eunice Muñoz, Oeiras, 1998;
- Direcção de "A ÁRVORE", apresentação dos alunos do 1º ano à ESMAE, no âmbito da disciplina de Produção (Cursos de Interpretação e Produção), Cantina da Escola, Porto, 1998;
- Direcção de "NHACO", espectáculo apresentado pelos alunos do 1º ano da ESMAE, no âmbito da disciplina de Produção (Cursos de "Interpretação" e de "Técnica e Produção Teatral), Estúdio da ESMAE, Porto, 1999;
- Direcção da "ANTES DOS LAGARTOS", de Pedro Eiras, integrada num conjunto de leituras encenadas promovidas pelo DRAMAT, no Teatro Helena Sá e Costa, Porto, 2000;
- Co-responsável pelo exercício «Redimam-se», apresentado pelo 1º ano do Curso de Teatro da ESMAE, dirigido por Claire Binyon, Porto, 2000/2001;
- Direcção cénica da ópera «PARIS À NOS DEUX», de Jean Françaix, conjuntamente com António Durães, com direcção musical de Barbara Francke, interpretada pelo coro de câmara, dois quartetos de saxofones e pelo 4º ano de Interpretação da ESMAE, e apresentada no Teatro Helena Sá e Costa, Porto, 2003;
- Encenação, conjuntamente com Claire Binyon, de «QUEM MATOU AMBRÓSIO?», de José Topa e Claire Binyon, para o Seiva Trupe, Teatro do Campo Alegre, Porto, 2004;
- Encenação, conjuntamente com António Durães, de «Constipaiton», com base em textos de MONTY PYTHON FLYING CIRCUS, espectáculo criado para o 1º ano do Curso de Teatro da ESMAE, Porto, 2004;
- Direcção de «Os Python em Serralves», conjunto de sketches apresentados por alunos da ESMAE no âmbito do SERRALVES EM FESTA, Porto, 2004;
- Colaboração, na elaboração do alinhamento e na coordenação cénica, em «Músicas e Canções de Cena», espectáculo de João Lóio, integrado no FITEI – 2005, apresentado no Grande Auditório do Rivoli, Porto, 2005;
- Coordenção de «Quadros» no SERRALVES EM FESTA, interpretados por alunos do 2º ano do Curso de Teatro da ESMAE, Porto, 2006.
3. Escrita para televisão, teatro e outros espectáculos
- Participação na elaboração de textos para espectáculos de fantoches do TAI, Porto, 1983;
- Elaboração de textos para o espectáculo "AS MÃOS E O RESTO", do TAI, Porto, 1983;
- Participação na elaboração de textos para a série de fantoches de João Paulo Cardoso no programa da RTP "ORA BEM", V.N. Gaia, 1984;
- Co-autor da "SENTENÇA E TESTAMENTO DA VELHA", na "SERRAÇÃO DA VELHA", organizada pelo Centro Regional de Artes Tradicionais, levada a cabo na Ribeira, Porto, 1989;
- Revisão crítica de textos para a série da RTP "OS AMIGOS DO GASPAR", de João Paulo Cardoso, realizada por Narciso Guedes, V.N. Gaia, 1986;
- Co-autor da "PROCLAMAÇÃO DE EL-REI D. TRIPAS I À CIDADE DO PORTO", integrada nas festividades carnavalescas organizadas pela Associação de Ludotecas do Porto, com o apoio dos pelouros da Educação e da Animação da Cidade da C.M.P., Porto, 1991;
- Co-autor da "PROCLAMAÇÃO DO JUIZ MORCELA E SEUS CONSELHEIROS À CIDADE DO PORTO", integrada nas festividades carnavalescas da cidade organizadas pela Associação de Ludotecas do Porto, com o apoio dos pelouros da Educação e da Animação da Cidade da Câmara Municipal do Porto, Porto, 1992;
- Colaboração especial na autoria do episódio intitulado "As mil e uma noites do Paraíso", da série "Club Paraíso", de Carlos Tê, José S. Martins e Álvaro Magalhães, produzida pela RTP, Porto, 1992;
- Autor do texto de "Vai no Batalha - Revista e Aumentada", do Teatro de Marionetas do Porto, espectáculo encenado por João Paulo Cardoso, Porto, 1993;
- Produção de textos originais e coordenação de textos de "ENFERMARIA 4", espectáculo apresentado pelos alunos do 1º ano do Curso Superior de Teatro da escola Superior de Música do Porto, Porto, 1994;
- Participação na adaptação de texto do espectáculo "MORTE E VIDA SEVERINA", apresentado pelo 1º ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, com direcção de João Mota, Porto, 1994;
- Versão final do texto da «ÓPERA DO MALANDRO», espectáculo apresentado pelos alunos do 1º ano do Curso de Teatro da ESMAE no antigo Edifício do Tribunal e Cadeia da Relação do Porto, dirigido por Paula Simms, a partir da versão de Colin Sharpe, com tradução de Hélder Sousa e Pedro António Soares, Porto, 1997;
- Tradução de "A PORTA" (de «PERVERTIMENTO Y OTROS GESTOS PARA NADA), de José Sanchis Sinisterra, quadro interpretado por Patrícia Franco, na Gala do 3º Congresso do Ensino Superior Politécnico, realizada no Auditório Eunice Muñoz, Oeiras, 1998;
- Produção de textos variados para as Sessões de Poesia da Galeria e Bar LABIRINTO, ditos pela actriz Rosa Maria Soares, Porto, 1998;
- Tradução de parte dos textos utilizados no espectáculo «Espaços Limitados», apresentado pelos alunos finalistas da ESMAE, produzido por esta escola em colaboração com o Rivoli / Culturporto, dirigido por Elisabeth Disdier, Porto, 1998;
- Criação de textos para «Redimam-se», espectáculo apresentado pelos alunos do1º ano do Curso de Teatro da ESMAE, dirigido por Claire Binyon, Porto, 2000;
- Co-autor de «Inox», de Maria Rueff, José Pedro Gomes e António Feio, dirigido por José Pedro Gomes, espectáculo estreado no Tivoli, Lisboa, 2002;
- Co-autor de «Euroteatro 2004», com Carlos Tê, Álvaro Magalhães e Jorge Listopad, para a Companhia de Teatro de Sintra, Sintra, 2004;
- Tradução de textos, da série televisiva MONTY PYTHON FLYING CIRCUS, para «Constipaiton», dirigido por mim e António Durães, para o 1º ano do Curso de Teatro da ESMAE, Porto, 2004;
- Autor de "QUEM MATOU AMBRÓSIO?" - peça de teatro (em co-autoria com Claire Binyon), edição de Politema, livro lançado no Porto em Fevereiro de 2007;
- Revisão do texto de «MACBETH, TUDO É MEDO», encenado por Lee Beagley, apresentado pelo 3º ano do Curso de Teatro da ESMAE no THSC, Porto, 2007;
- Adaptação para teatro do romance «Ensaios de amor», de Alan de Botton, 2008;
- Adaptação para teatro de vários textos de Luís Fernando Veríssimo, 2008;
- Adaptação para teatro do romance «Ensaios de amor», de Alan de Botton, 2008;
- Adaptação para teatro de textos vários de Luís Fernando Veríssimo, 2009;
- Tradução de «Os figurantes», de José Sanchis Sinisterra, 2009;
- Tradução de «Involução», de Jesús Laiz, 2009;
- Tradução de «Quase todas loucas», de José Sanchis Sinisterra, 2009;
- Tradução de «Transacção», de José Sanchis Sinisterra, 2009;
- Tradução de «Godot chega», de José Sanchis Sinisterra, 2009.
4. Música
- Vocalista e instrumentista (guitarra, piano e flauta transversal) no grupo "A FEIRA", de música popular e tradicional, Porto, 1976 a 1978;
- Participação vocal no disco "MARCHAS POPULARES" (COMUNA/TEATRO DE PESQUISA e RODAVIVA), Lisboa, 1978;
- Participação vocal no disco "O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ" (TAI), Porto, 1983;
- Elemento do Grupo de Música Vocal Contemporânea, dirigido pelo maestro Mário Mateus, tendo participado na versão concertante da ópera "DIDO E ENEIAS", de Henry Purcell, e em "MADRIGAIS CAMONIANOS", de Luís de Freitas Branco, V.N. Gaia, 1979 a 1980;
- Instrumentista (flauta e percussão) no espectáculo "MORTE E VIDA SEVERINA", apresentado pelo 1º ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, com direcção de João Mota, Porto, 1994;
- Selecção musical para o espectáculo "INTRONCAMENTOS", dirigido por Paula Simms e apresentado pelo 2º ano do Curso de Teatro da ESMAE, Porto, 1995;
- Participação vocal em coros do disco "ENCONTROS" de João Lóio, etiqueta "Memórias", Porto, 1996;
- Letra da canção "Marcha Brilhantina" do disco de João Lóio, "ENCONTROS", etiqueta "Memórias", Porto, 1996;
- Letra das canções "Marcha do Viaduto" e "Marcha Brilhantina" do disco "JUNTA CORAÇÕES", projecto da Culturporto, da CMP, patrocinado pelo Jornal de Notícias com apoio do "Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, Porto, 2000.
- III. Actividade docente (em teatro)
- Professor responsável pela disciplina de Interpretação (Improvisação e Interpretação) do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, a partir de 15/12/93;
- Professor de «Voz/Texto», do Curso de Teatro da E.S.M.A.E. do I.P.P, a partir de 2000/2001;
- Professor de "Movimento e Drama", nos cursos de formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º ciclo) do CEFOPE (CIFOP), Universidade do Minho, Braga, entre os anos lectivos de 1987/88 e 1993/94;
- Professor de "Movimento e Drama" nos cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto, entre os anos lectivos de 1985/86 e 1987/88;
- Direcção de um atelier - "Movimento / Palavra, Vice-Versa e Criação Dramática" -para os alunos do 10º ano do Curso de Teatro da Escola Profissional de Teatro BALLET TEATRO DO PORTO (1 sessão), Porto, 1991;
- Professor da cadeira "Oficina de Improvisação" dos 10ºs anos (teatro e dança) do BALLET TEATRO - Escola Profissional, Porto, 1991/92;
- Professor da cadeira "Expressão Dramática" do 10º ano do curso de dança do BALLET TEATRO - Escola Profissional, Porto, 1992/93;
- Direcção de um curso de iniciação teatral na Faculdade de Biomédicas do Porto, a convite da Associação de Estudantes, Porto, 1983/84;
- Direcção de um curso de teatro no TEATRO DE NINGURES, Cangas / Vigo, 1987.
IV. OUTRAS APTIDÕES E HABILITAÇÕES
- Carta de condução de carro e mota;
- Prática de judo (3 anos) e karaté (6 anos);
- Prática (como atleta federado) de ténis desde os 12 anos;
- Prática de equitação desde os 14 anos;
- Prática de windsurf (4 anos);
- Falo alemão (11 anos no Colégio Alemão); inglês (ver peças representadas nesta língua); francês e, se for necessário, espanhol.
V. MEDIDAS
- Camisa: 39/40
- Casaco: 48
- Calças: 40
- Sapatos: 41
- Chapéu: 59
- Participação na elaboração de textos para espectáculos de fantoches do TAI, Porto, 1983;
- Elaboração de textos para o espectáculo "AS MÃOS E O RESTO", do TAI, Porto, 1983;
- Participação na elaboração de textos para a série de fantoches de João Paulo Cardoso no programa da RTP "ORA BEM", V.N. Gaia, 1984;
- Co-autor da "SENTENÇA E TESTAMENTO DA VELHA", na "SERRAÇÃO DA VELHA", organizada pelo Centro Regional de Artes Tradicionais, levada a cabo na Ribeira, Porto, 1989;
- Revisão crítica de textos para a série da RTP "OS AMIGOS DO GASPAR", de João Paulo Cardoso, realizada por Narciso Guedes, V.N. Gaia, 1986;
- Co-autor da "PROCLAMAÇÃO DE EL-REI D. TRIPAS I À CIDADE DO PORTO", integrada nas festividades carnavalescas organizadas pela Associação de Ludotecas do Porto, com o apoio dos pelouros da Educação e da Animação da Cidade da C.M.P., Porto, 1991;
- Co-autor da "PROCLAMAÇÃO DO JUIZ MORCELA E SEUS CONSELHEIROS À CIDADE DO PORTO", integrada nas festividades carnavalescas da cidade organizadas pela Associação de Ludotecas do Porto, com o apoio dos pelouros da Educação e da Animação da Cidade da Câmara Municipal do Porto, Porto, 1992;
- Colaboração especial na autoria do episódio intitulado "As mil e uma noites do Paraíso", da série "Club Paraíso", de Carlos Tê, José S. Martins e Álvaro Magalhães, produzida pela RTP, Porto, 1992;
- Autor do texto de "Vai no Batalha - Revista e Aumentada", do Teatro de Marionetas do Porto, espectáculo encenado por João Paulo Cardoso, Porto, 1993;
- Produção de textos originais e coordenação de textos de "ENFERMARIA 4", espectáculo apresentado pelos alunos do 1º ano do Curso Superior de Teatro da escola Superior de Música do Porto, Porto, 1994;
- Participação na adaptação de texto do espectáculo "MORTE E VIDA SEVERINA", apresentado pelo 1º ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, com direcção de João Mota, Porto, 1994;
- Versão final do texto da «ÓPERA DO MALANDRO», espectáculo apresentado pelos alunos do 1º ano do Curso de Teatro da ESMAE no antigo Edifício do Tribunal e Cadeia da Relação do Porto, dirigido por Paula Simms, a partir da versão de Colin Sharpe, com tradução de Hélder Sousa e Pedro António Soares, Porto, 1997;
- Tradução de "A PORTA" (de «PERVERTIMENTO Y OTROS GESTOS PARA NADA), de José Sanchis Sinisterra, quadro interpretado por Patrícia Franco, na Gala do 3º Congresso do Ensino Superior Politécnico, realizada no Auditório Eunice Muñoz, Oeiras, 1998;
- Produção de textos variados para as Sessões de Poesia da Galeria e Bar LABIRINTO, ditos pela actriz Rosa Maria Soares, Porto, 1998;
- Tradução de parte dos textos utilizados no espectáculo «Espaços Limitados», apresentado pelos alunos finalistas da ESMAE, produzido por esta escola em colaboração com o Rivoli / Culturporto, dirigido por Elisabeth Disdier, Porto, 1998;
- Criação de textos para «Redimam-se», espectáculo apresentado pelos alunos do1º ano do Curso de Teatro da ESMAE, dirigido por Claire Binyon, Porto, 2000;
- Co-autor de «Inox», de Maria Rueff, José Pedro Gomes e António Feio, dirigido por José Pedro Gomes, espectáculo estreado no Tivoli, Lisboa, 2002;
- Co-autor de «Euroteatro 2004», com Carlos Tê, Álvaro Magalhães e Jorge Listopad, para a Companhia de Teatro de Sintra, Sintra, 2004;
- Tradução de textos, da série televisiva MONTY PYTHON FLYING CIRCUS, para «Constipaiton», dirigido por mim e António Durães, para o 1º ano do Curso de Teatro da ESMAE, Porto, 2004;
- Autor de "QUEM MATOU AMBRÓSIO?" - peça de teatro (em co-autoria com Claire Binyon), edição de Politema, livro lançado no Porto em Fevereiro de 2007;
- Revisão do texto de «MACBETH, TUDO É MEDO», encenado por Lee Beagley, apresentado pelo 3º ano do Curso de Teatro da ESMAE no THSC, Porto, 2007;
- Adaptação para teatro do romance «Ensaios de amor», de Alan de Botton, 2008;
- Adaptação para teatro de vários textos de Luís Fernando Veríssimo, 2008;
- Adaptação para teatro do romance «Ensaios de amor», de Alan de Botton, 2008;
- Adaptação para teatro de textos vários de Luís Fernando Veríssimo, 2009;
- Tradução de «Os figurantes», de José Sanchis Sinisterra, 2009;
- Tradução de «Involução», de Jesús Laiz, 2009;
- Tradução de «Quase todas loucas», de José Sanchis Sinisterra, 2009;
- Tradução de «Transacção», de José Sanchis Sinisterra, 2009;
- Tradução de «Godot chega», de José Sanchis Sinisterra, 2009.
4. Música
- Vocalista e instrumentista (guitarra, piano e flauta transversal) no grupo "A FEIRA", de música popular e tradicional, Porto, 1976 a 1978;
- Participação vocal no disco "MARCHAS POPULARES" (COMUNA/TEATRO DE PESQUISA e RODAVIVA), Lisboa, 1978;
- Participação vocal no disco "O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ" (TAI), Porto, 1983;
- Elemento do Grupo de Música Vocal Contemporânea, dirigido pelo maestro Mário Mateus, tendo participado na versão concertante da ópera "DIDO E ENEIAS", de Henry Purcell, e em "MADRIGAIS CAMONIANOS", de Luís de Freitas Branco, V.N. Gaia, 1979 a 1980;
- Instrumentista (flauta e percussão) no espectáculo "MORTE E VIDA SEVERINA", apresentado pelo 1º ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, com direcção de João Mota, Porto, 1994;
- Selecção musical para o espectáculo "INTRONCAMENTOS", dirigido por Paula Simms e apresentado pelo 2º ano do Curso de Teatro da ESMAE, Porto, 1995;
- Participação vocal em coros do disco "ENCONTROS" de João Lóio, etiqueta "Memórias", Porto, 1996;
- Letra da canção "Marcha Brilhantina" do disco de João Lóio, "ENCONTROS", etiqueta "Memórias", Porto, 1996;
- Letra das canções "Marcha do Viaduto" e "Marcha Brilhantina" do disco "JUNTA CORAÇÕES", projecto da Culturporto, da CMP, patrocinado pelo Jornal de Notícias com apoio do "Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, Porto, 2000.
- III. Actividade docente (em teatro)
- Professor responsável pela disciplina de Interpretação (Improvisação e Interpretação) do Curso de Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, a partir de 15/12/93;
- Professor de «Voz/Texto», do Curso de Teatro da E.S.M.A.E. do I.P.P, a partir de 2000/2001;
- Professor de "Movimento e Drama", nos cursos de formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º ciclo) do CEFOPE (CIFOP), Universidade do Minho, Braga, entre os anos lectivos de 1987/88 e 1993/94;
- Professor de "Movimento e Drama" nos cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto, entre os anos lectivos de 1985/86 e 1987/88;
- Direcção de um atelier - "Movimento / Palavra, Vice-Versa e Criação Dramática" -para os alunos do 10º ano do Curso de Teatro da Escola Profissional de Teatro BALLET TEATRO DO PORTO (1 sessão), Porto, 1991;
- Professor da cadeira "Oficina de Improvisação" dos 10ºs anos (teatro e dança) do BALLET TEATRO - Escola Profissional, Porto, 1991/92;
- Professor da cadeira "Expressão Dramática" do 10º ano do curso de dança do BALLET TEATRO - Escola Profissional, Porto, 1992/93;
- Direcção de um curso de iniciação teatral na Faculdade de Biomédicas do Porto, a convite da Associação de Estudantes, Porto, 1983/84;
- Direcção de um curso de teatro no TEATRO DE NINGURES, Cangas / Vigo, 1987.
IV. OUTRAS APTIDÕES E HABILITAÇÕES
- Carta de condução de carro e mota;
- Prática de judo (3 anos) e karaté (6 anos);
- Prática (como atleta federado) de ténis desde os 12 anos;
- Prática de equitação desde os 14 anos;
- Prática de windsurf (4 anos);
- Falo alemão (11 anos no Colégio Alemão); inglês (ver peças representadas nesta língua); francês e, se for necessário, espanhol.
V. MEDIDAS
- Camisa: 39/40
- Casaco: 48
- Calças: 40
- Sapatos: 41
- Chapéu: 59
1 comentário:
boa noite
há duas erratas : uma no nome da encenação : é Renata Portas e não Renato 2 ) o espectáculo teve o apoio mas não foi co-produzido pela Tenda de Saias.
em nome da equipa do projecto apalavrado agradeço a rectificação.
Cordialmente
Renata Portas
www.projectoapalavrado.wordpress.com
Enviar um comentário