segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Emília Silvestre





















EMÍLIA SILVESTRE/Actriz e Encenadora

Contacto:

BREVE NOTA BIOGRÁFICA

Nascida no Porto, começou a exercer a actividade aos 14 anos.

Como actriz, participou em espectáculos das companhias Seiva Trupe, Teatro Experimental do Porto, Os Comediantes, O Tear e Teatro Nacional de S.João.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras do Porto, fez diversos cursos de Voz e Interpretação com nomes como os de M. Shelly e Lynn A., Roberto Merino, Polina Klimovetskaya, Julie-Wilson Dickson, Luis Madureira, Kuniaki Ida, entre outros.

É um dos elementos fundadores do Ensemble - Sociedade de Actores, integrando a maioria dos elencos dos espectáculos da companhia.

Em televisão, para além do seu trabalho como actriz em O Motim, A Viúva do Enforcado, Clube Paraíso, Os Andrades, Ora Viva , Elsa uma Mulher Assim, Triângulo J e Liberdade 21, mantém uma actividade regular como directora de dobragens.

Tem exercido a sua actividade docente no Ensino Secundário, na Academia Contemporânea do Espectáculo, na ESMAE e no Curso Profissional de Interpretação do Colégio Delfim Ferreira.

Em 2001, no ãmbito da Porto - Capital Europeia da Cultura, a Cãmara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural da Cidade – grau ouro.

Do seu trabalho mais recente destaca-se a interpretação de Dona Ubu em UBU´s, enc. de Ricardo Pais , Elena Andreevna em O Tio Vânia, enc. de Nuno Carinhas, Martha em Quando Deus quis um Filho, enc. de Carlos Pimenta, a Boca de Not I de Samuel Beckett, enc. de Nuno Carinhas, Ranévskaia em O Cerejal de Anton Tchéckov, enc. de Rogério de Carvalho, Ophélia Queiroz , “Carta da Corcunda ao Serralheiro” de Fernando Pessoa em Turismo Infinito, enc. de Ricardo Pais e Ellida Wangel em A Dama do Mar de Ibsen, enc. de Carlos Pimenta.


Para o Ensemble-Sociedade de Actores encenou Cartas de Amor em Papel Azul, de Arnold Wesker e Embarques de Conor McPherson.

Em 2008 a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCTP) atribuiu-lhe o Prémio Menção Honrosa pelo conjunto da sua carreira.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá boa noite!

Muitos parabéns pelo excelente trabalho.
Já agora.... o que é feito da Companhia de Teatro - os Comediantes? (localizado próximo do Jornal de Noticias do Porto.

Continuação de bom trabalho

Susana Rodrigues